30 de mar. de 2012

Eco-Guerrilha


Eco-guerrilheiro é aquele que utiliza meios ilegais, inclusive a violência, contra as pessoas ou entidades que ele acredita estarem colocando o meio ambiente em perigo. Num futuro em que a poluição e os problemas populacionais continuarem a piorar, os eco-guerrilheiros se tornarão mais comuns.

Alguns eco-guerrilheiros agem apenas “no campo” – destruindo tratores de terraplanagem, explodindo fábricas poluidoras, e assim por diante. Outros tentam hostilizar ou mesmo assassinar os executivos das corporações a que atribuem os danos ambientais. Alguns dos grupos mais radicais partem para a “ação direta” contra a superpopulação, cometendo genocídios espetaculares.

Espécies Ameaçadas

No futuro cyberpunk muitas das espécies ameaçadas de hoje estarão extintas, enquanto muitas outras criaturas comuns hoje em dia vão estar ameaçadas. “Salve as Baleias” é um slogan obsoleto; “Salve os Golfinhos” ou mesmo “Salve os Atuns” é o que se ouvirá. À medida que os defensores das espécies ameaçadas perderem batalha após batalha, ficam mais desesperados e mais fanáticos. Grupos como os “Plotetoles Ladicais das Lebles” foram responsabilizados pela destruição no mundo todo de fazendas automatizadas, plataformas pesqueiras, e sistemas similares de coleta de alimentos. Desportistas e até cientistas e colecionadores de museus foram molestados ou assassinados em emboscadas.

Usinas de Energia

Usinas de energia nuclear, tanto a fusão como a fissão, são alvos prováveis dos ecoguerrilheiros. Os meios e motivos variam amplamente. Alguns dos que protestam contra a energia nuclear têm medo da poluição radiativa; outros simplesmente sentem (embora não afirmem tão claramente) que qualquer fonte de energia, por contribuir com a tecnologia, é implicitamente má. Os sabotadores deste tipo foram os responsáveis por diversos desastres que resultaram em graves contaminações; afirmam que é “necessário para despertar a consciência do povo”. Outras fontes de energia também podem ser alvo de atentados. Por exemplo, alguns eco-guerrilheiros certamente terão objeções contra as estações orbitais de potência de micro-ondas (“Quem sabe o que estas micro-ondas estão fazendo com a humanidade e com a vida animal?”) – e estas estações podem ser bem vulneráveis à sabotagem.

Transporte

São comuns as greves contra as formas poluidoras de transporte público, especialmente os gigantescos jatos estratosféricos. Usualmente estas greves tomam a forma de protestos e de ruidosa sabotagem. De vez em quando os resultados são mais trágicos; o caso mais espetacular, cuja autoria foi reclamada pelo Queens Clean Air Front, envolveu a reprogramação deliberada dos computadores de tráfego aéreo, fazendo com que dois mega-jatos colidissem sobre um terminal do aeroporto. Mais de 9.000 pessoas morreram.



Ecotagem


Os Ecotadores são o oposto dos ecoguerrilheiros, trata-se de agentes do governo ou das corporações cujo objetivo é a sabotagem biológica ou o desequilíbrio ecológico em áreas controladas pelo inimigo. Os ecotadores podem adotar diversas tática: espalhar o vírus de uma praga, veneno para matar espécies importantes, “semear” mariscos de água doce para entupir os dutos principais duma arcologia, e assim por diante.

A ecotagem poderia ser também planejada de forma muito mais sutil. Suponha, por exemplo, que um ecotador profissional (com PhDs em vários assuntos, de sociologia a biologia molecular) seja contratado por uma firma do Pacífico Noroeste que colhe madeira para fazer papel. A firma está sendo fortemente pressionada por concorrentes da Bacia Amazônica. O ecotador inicia imediatamente uma campanha de manipulação dos meios de comunicação para suscitar sentimentos de ira contra o desaparecimento das florestas tropicais. Cria e provoca “fatos” cuidadosamente preparados para documentar o estrago que está sendo feito pelas firmas da Amazônia. Em paralelo pesquisa a cadeia ecológica das florestas tropicais. Oportunamente descobre certa alga, uma das muitas dos tributários do Amazonas. Põe-se então a trabalhar. Consegue agentes (possivelmente ecoguerrilheiros valentões que não sabem o que estão realmente fazendo) que contaminem com produtos químicos várias áreas ribeirinhas de importância. A contaminação faz com que as algas se reproduzam em grande escala, criando as condições ideais para a procriação de um determinado peixinho. Este peixe, em idade adulta, alimenta-se de larvas de pernilongos. No devido curso, a falta de larvas de pernilongos resulta na diminuição de pernilongos adultos, e isto abate a população de pássaros que se alimentam de insetos... o que remove o controle de uma mosca portadora de doença que repentinamente torna milhões de quilômetros quadrados inabitáveis até que se tomem contra-medidas! E então o ecotador começa a próxima fase de seu projeto...

Principais Grupos Eco-Guerrilheiros




Movimento Revolicionario 18 de Março

Sangue - Verde

FAL – Forças Armadas de Libertação






















Nenhum comentário:

Postar um comentário