20 de mar. de 2009

Tipo de armas

Creio que o primeiro post deva ter algo relacionado à parte mais divertida do jogo: O COMBATE !!

Quando as balas ressoam no ar gélido da noite, traficantes viram heróis e policiais vilões. Tensão, medo, coragem, tudo se mistura em vórtice de emoções que sugam todos os personagens em um caminho sem volta.

Claro que tudo isso fica mais emocionante quando os jogadores conhecem as armas que seus personagens usam durante a ação, por isso resolvi explicar quais os tipos de armas existentes na campanha e adicionar algumas fotos a fim de “temperar” a campanha.

Abaixo segue os três tipos básicos de armas e suas pericias correspondentes:

ARMAS DE FOGO (pólvora ou químicas)
Pericias relacionadas:
-Armas de fogo (curta) FF *bonus de IQ
Pistolas, revolveres, submetralhadoras.
-Armas de fogo (Longa) FF *bonus de IQ
Escopetas, rifles, snipers 
Armas de Fogo são aquelas velhas conhecidas que disparam projéteis, entretanto com a tecnologia do século XXI elas se tornaram ainda mais eficientes. 

Devido às constantes guerras entre os continentes muitas armas foram fabricadas e aperfeiçoadas. Com o advento da grande guerra de 2049 e a conseqüente separação dos continentes surgiu à arma de fogo química. Em vez de usar uma cápsula de cartucho ejetável, a bala é envolvida por um tablete sólido de combustível, que se consome quando a arma é disparada. Munição sem encapsulamento reduz volume e peso e aumenta a capacidade do carregador. 

Outro benefício é que não é necessário um ponto de ejeção para as cápsulas vazias – a arma pode ser completamente selada contra sujeira. Estes lança-projéteis químicos têm um Malf (número de mau funcionamento) igual Ver. Isto significa que elas apresentam problemas de funcionamento apenas no caso de uma falha crítica verificada; no caso de uma falha crítica, que normalmente significa algum problema com a arma, (engasgue, falha de detonação, etc.), você deverá fazer um teste de Armas de Fogo. Se o resultado for uma falha, a arma terá apresentado o problema. Se o resultado for um sucesso tera sido simplesmente um erro de pontaria e a arma continua funcionando.

Infelizmente armas de fogo químicas ainda são caras e sua grande maioria de uso restrito, porém devido a guerra de 2049 muitas das armas de pólvora fabricadas não foram utilizadas de forma que seus preços tornaram-se bem acessíveis no submundo.

Lança-Agulhas
Pericias relacionadas:
- Armas de fogo aranha FF *bônus de IQ


Os lança-agulhas disparam pesadas farpas de aço que se assemelham a agulhas. Há dois tipos de armas lança agulhas, as que usam uma mola impulsionada por um gás (que possui recuo) e as magnéticas, que não possuem nenhum tipo de recuo e são mais precisas. A enorme cadencia de fogo torna essas armas perigosas e são usadas por assassinos mesmo que haja armas melhores a disposição.

Essas armas provocam um estalido quando disparadas, mas como não há clarão na boca da arma, são difíceis de se localizar o atirador. Por $500 a arma (magnética) pode disparar tiros subsônicos, eles causaram a metade do dano, mas serão completamente silenciosos.

GIRO FOGUETES
Pericias relacionadas:
- Armas de fogo aranha FF *bônus de IQ
- Artilharia (lança-foguetes) FM

Armas girofoguete disparam foguetes de calibre .75 com estabilizadoresde rotação, os girofoguetes são armas básicas da infantaria e da polícia.

O uso de munição de calibre padronizado para todas as pistolas, carabinas e metralhadoras facilita o suprimento, enquanto o pequeno empuxo exigido no disparo de foguetes permite que se dispare munição de calibre elevado sem a necessidade de uma estrutura pesada. Mais da metade do peso de uma arma girofoguete está na munição. As armas girofoguetes usam a perícia Armas de Fogo (Girofoguete). Embora sejam efetivamente sem recuo, não são silenciosas. O som sibilante que os foguetes fazem é difícil de ser localizado; é preciso um sucesso num teste de Audição com um redutor igual a -2 para localizar o atirador apenas pelo som.

Por serem propelidos por um motor a foguete, os girofoguetes têm uma trajetória plana e alcance de ½D muito grande. Perdem velocidade rapidamente quando o combustível se esgota, e por isso seu alcance máximo não vai muito além. Os girofoguetes arrancam lentamente e provocam menos dano quando o alvo está muito próximo da boca da arma;
veja as descrições abaixo.

Armas girofoguetes estão disponíveis nos seguintes formatos: de pistola, carabina e metralhadora. Mas os diversos tipos de arma afetam apenas os parâmetros TR, Prec, Alcance e CdT. O dano causado por uma arma girofoguete depende apenas da munição empregada. Há vários tipos distintos de projéteis girofoguetes, cada um projetado para uma aplicação diferente:

EXPA (Explosivo Perfura Armadura): EXPA é o projétil militar mais usual. Tem um motor grande e o projétil consiste em uma cápsula aerodinâmica que envolve um núcleo super duro embalado com explosivo e equipado com um detonador de retardamento.

QUIM (Químicos):

ALEX (Alto Explosivo): São cargas próprias para utilização contra alvos sem blindagem. 

CPCL (Contra Pessoal Convencional Leve): CPCL é a carga usual policial e civil para armas girofoguetes

Arraia: Este projétil contém um capacitor eletricamente carregado envolto num isolante que se dissipa em vôo

ARANHAS
Pericias relacionadas:
- Armas de fogo aranha FF *bônus de IQ

São armas curtas e grossas que lembram as armas para conter distúrbios populares ou as pistolas de sinalização do século 20. Usam como propulsor um gás comprimido para disparar cápsulas em forma de ovo que liberam fios resistentes e grudentos que envolvem e imobilizam completamente o alvo. Use a perícia Armas de Fogo (Aranha) para dispará-las; o recuo é significativo (-4).


Projeteis Quimicos

5 comentários:

  1. Como descrito na perícia armas de fogo na página 51 do GURPS MB

    Em caso de IQ 10 ou 11 soma-se mais 1 ao NH da perícia ou +2 no cado de IQ 12 ou mais. É importante frisar porque algumas pericias com armas não somam esse bonus como no caso de atilharia (lança-foguetes), besta, lança granadas, etc...

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  2. Nom vale comentar carinhas pra puxar o saco do mestre e ganhar Xp...

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  3. comentei a carinha, pq tinha falado pro conha que o bonus era exatamente isso xD

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