30 de mar. de 2009

Cúpulas Geodésicas


Ou domos geodésicos são estruturas cuja invenção é atribuída a Richard Buckminster Füller.

Baseiam-se no fato de que quando quatro triângulos se combinam de modo a formar uma pirâmide sendo a própria base desta pirâmide também um triângulo forma-se um tetraedro. Juntando-se vários tetraedros para formar uma esfera e cortando-se a esfera ao meio, o hemisfério assim formado revela-se um domo de extraordinária resistência e de leveza excepcional.

Essa tecnologia existe desde o Séc. XX e possuía, quase que somente, valor estético. Serviam para cobrir prédios e construções históricas. Contudo com o avanço das tecnologias, outras funções foram agregadas as cúpulas: como filtragem do ar em áreas onde a poluição urbana atingiu níveis críticos, iluminação similar a solar ou mesmo, regulagem de temperatura e prevenção a inversão-térmica.

Em 2039 a primeira cidade é totalmente coberta com uma cúpula geodésica e logo em seguida várias outras passam a também terem seus espaços cobertos com essa cúpula. A importância das cúpulas é prontamente revelado visto que ela protege as cidades das intempéries causadas pelas guerras, poluição e desequilíbrio ambiental, tais como: chuva ácida, geadas, poluição do ar, em alguns casos chegando a radiação.

3 comentários:

  1. são essas coisas que fica em volta de todas as cidades agora?

    e como faz pra sair de um domo desses?

    ResponderExcluir
  2. Deve ter sido bem difícil construir uma dessas para uma metrópole de grande porte né?
    mas as vantagens devem valer a pena

    ResponderExcluir